Tessituras em Tela

Aqui postaremos alguns trabalhos por nós orientados, na policromia da linguagem sobre telas. Nós: eu e minha esposa. A partir do nosso trabalho, o despertar de interesses em pessoas de todas as idades, em descobrir na pintura um mundo de possibilidades. (Veja, em 08 de julho de 2006, o registro do que esperar neste espaço, e o que faremos a partir das experiências vividas nessa nossa caminhada de construir pequenos e grandes pintores)

My Photo
Name:
Location: Paraná, Brazil

Eu creio: no final de tudo haverá a Paz;

Saturday, July 08, 2006

Partilhando um mundo policromático.

 Tudo começou em 2000.
Minha esposa, por nove anos, foi Chefe do Setor de Cultura, do Departamento de Educação, Cultura e Esportes deste município, cedida que foi das suas lidas como professora alfabetizadora. No exercício dessa função, ela sempre contou com uma inestimável ajuda: a nossa - eu e nossos quatro filhos. Assim, partilhamos a decoração de ambientes, organização de eventos, participação em teatro e danças, entre tantas coisas que fizemos juntos.
Naquele ano, ela foi contatada por um Professor de Artes, que propunha a realização de um curso de pintura em tela, com a duração de quatro meses, uma aula por semana. Havia uma exigência: um número mínimo de pessoas para fazerem o curso. Chegada a data limite para a contratação e início do curso, um problema: faltavam duas pessoas. Confiante, ela inscreveu a si mesma e a mim.
Naquele dia, chegando em casa, recebi a "notícia". Inesperada e, inesperada. Claro, houve da minha parte, uma cara de descrédito. Mas não o suficiente para faltar-lhe desta vez, com mais uma "ajudazinha" que precisava. Não somos de furtar-nos a enfrentar desafios.
O resultado, para mim, vocês podem conferir nas potagens que faço no outro blog, das minhas pinturas, desenvolvidas a partir de então.
Mas, chegou o momento por ela ansiado de voltar à sala de aula. E o fez recebendo a incumbência de trabalhar Artes com os aluninhos do pré à quarta série.
Surgiu daí o seu projeto: "Pintando a cidade, com Arte". Com cada turma, ela saiu pela cidade e arredores, fotografando o que os alunos escolhessem. Depois, cada aluno escolheu uma foto como modelo, e a pintou sobre uma tela de 30x40cm, com tinta acrílica. Concluído o trabalho, houve uma exposição.
Claro! Como resultado de uma iniciativa dessa, despontaram algumas aptidões merecedoras de serem estimuladas e melhor aproveitadas. Por desejo de alguns alunos, e interesse dos pais, resultou que tivemos que formar grupinhos para repassar-lhes técnicas de pinturas. E o fazemos com a maior alegria, colhendo resultados que ainda mais nos alegram.
É isso que vocês verão neste espaço: o resultado do interesse e empenho desses pequenos pintores e pintoras. E de alguns adultos também, inclusive os trabalhos da minha esposa.

Como acontece esse fazer pintura? A partir de cópias, ou decalques, de modelos de trabalhos veiculados por revistas especializadas. Nesses casos, o trabalho do aluno não receberá um título, e será dado o devido crédito ao autor do trabalho original que fez veicular por tais revistas. Isso quando for possível identificar a autoria.

Mostrar aqui os trabalhos das crianças, só acontece mediante a anuência dos pais. Mesmo assim, sua identidade será um mínimo preservada, pois usaremos somente as iniciais dos seus nomes, ou apenas o primeiro nome, e a idade quando executou o trabalho. Os adultos decidirão como serão identificados.

Partilhe conosco, essa experiência.




0 Comments:

Post a Comment

<< Home